segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Democracia

E aí galera, após tanto tempo cá estou eu a escrever novamente, e sobre dois acontecimentos importantes no cenário tanto brasileiro quanto sul-americano!
É isso mesmo, afinal estamos mais uma vez vivenciando um momento ímpar de nossa história, as eleições. Tá nem sempre sabemos usar esse poder a nosso favor, colocando políticos cada vez mais inescrupulosos no poder, mas ao menos temos esse direito e conquistando a muito sangue e suor por nossos antepassados.
E o mais engraçado é que temos um vizinho vivendo o oposto de nosso exemplo de democracia. Como assim? Ah! claro esqueci de que nossa imprensa escrita e a mídia televisionada não tem relatado muito sobre isso, pois bem, aqui vai, o Equador teve recentemente uma tentativa de golpe de estado, realizado pelos policiais!
Após um cerco ao hospital em que o presidente Rafael Correa estava hospitalizado os policiais entraram em tiroteio a céu aberto com o exercito que acabou com conter a "tentativa de golpe", deixando mais ou menos 8 mortos e 200 feridos entre policiais, militares e manifestantes civis (segundo o site da BBC).
Os responsáveis estão sendo procurados e alguns policiais já estão sendo processados.
Agora vocês me perguntam o que temos a ver com isso? Afinal não foi em nosso país!
Estou escrevendo isso para mostrar a vocês o quão é diferente nosso mundo, estamos tão perto, e mesmo assim tão distantes!
Em pleno século 21 temos uma tentativa de golpe tão perto, relembrando nosso passado negro, e também por exemplo a ditadura que foi instalada nos anos 80 no Chile por Pinochet.
Por isso meus meus caros amigos, sejamos gratos por nossa democracia, por termos direito de escolher um candidato sem que possamos nos preocupar se isso será deturpado! Afinal apesar de nossas escolhas errôneas nós conquistamos esse direito e devemos preserva-lo com nossas vidas se necessário. Ainda temos mais uma votação em âmbito nacional e estadual e, então que usemos nosso direito com sabedoria e que não joguemos fora isso. Pois acreditem, somos invejados em muitos locais, pois temos a democracia mais aberta existente! Mesmo com as crises, mesmo com os escândalos, nós podemos escolher nossos candidatos.
Que no segundo turno possamos festejar mais uma vez o nosso poder.
O Voto é o instrumento mais importante que um ser Humano tem dentro de um processo democrático ou dentro de uma democracia.