segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Democracia

E aí galera, após tanto tempo cá estou eu a escrever novamente, e sobre dois acontecimentos importantes no cenário tanto brasileiro quanto sul-americano!
É isso mesmo, afinal estamos mais uma vez vivenciando um momento ímpar de nossa história, as eleições. Tá nem sempre sabemos usar esse poder a nosso favor, colocando políticos cada vez mais inescrupulosos no poder, mas ao menos temos esse direito e conquistando a muito sangue e suor por nossos antepassados.
E o mais engraçado é que temos um vizinho vivendo o oposto de nosso exemplo de democracia. Como assim? Ah! claro esqueci de que nossa imprensa escrita e a mídia televisionada não tem relatado muito sobre isso, pois bem, aqui vai, o Equador teve recentemente uma tentativa de golpe de estado, realizado pelos policiais!
Após um cerco ao hospital em que o presidente Rafael Correa estava hospitalizado os policiais entraram em tiroteio a céu aberto com o exercito que acabou com conter a "tentativa de golpe", deixando mais ou menos 8 mortos e 200 feridos entre policiais, militares e manifestantes civis (segundo o site da BBC).
Os responsáveis estão sendo procurados e alguns policiais já estão sendo processados.
Agora vocês me perguntam o que temos a ver com isso? Afinal não foi em nosso país!
Estou escrevendo isso para mostrar a vocês o quão é diferente nosso mundo, estamos tão perto, e mesmo assim tão distantes!
Em pleno século 21 temos uma tentativa de golpe tão perto, relembrando nosso passado negro, e também por exemplo a ditadura que foi instalada nos anos 80 no Chile por Pinochet.
Por isso meus meus caros amigos, sejamos gratos por nossa democracia, por termos direito de escolher um candidato sem que possamos nos preocupar se isso será deturpado! Afinal apesar de nossas escolhas errôneas nós conquistamos esse direito e devemos preserva-lo com nossas vidas se necessário. Ainda temos mais uma votação em âmbito nacional e estadual e, então que usemos nosso direito com sabedoria e que não joguemos fora isso. Pois acreditem, somos invejados em muitos locais, pois temos a democracia mais aberta existente! Mesmo com as crises, mesmo com os escândalos, nós podemos escolher nossos candidatos.
Que no segundo turno possamos festejar mais uma vez o nosso poder.
O Voto é o instrumento mais importante que um ser Humano tem dentro de um processo democrático ou dentro de uma democracia.

4 comentários:

  1. História,atualidade e consciencia. Tudo a ver...
    Adorei a postagem! =)

    ResponderExcluir
  2. Que isso sirva de lição para algumas pessoas...
    Se abster não é solução, e cobrar é direito e dever de todos.

    Mas aproveito o tema para fazer um adendo:
    Em São Paulo, Tiririca foi eleito Deputado Federal com 1,3 milhões de votos. Muitos desses votos foram uma tentativa de protesto, mas eu me pergunto se essa realmente é a melhor maneira de protestar. Acho que todos sabem que ele não tem conhecimento e capacidade para governar. Mas foi eleito, terá quatro anos para mostrar à que veio, e arrisco em dizer que a cidade de São Paulo sofrerá com essa escolha.
    Se o voto de protesto tem como objetivo criticar seus governantes incapazes e a corrupção, não será elegendo alguém que fará disso uma piada que as coisas melhorarão.

    Pensem muito antes de votar. É seu estado, seu país, e principalmente, seu dinheiro que está em jogo.

    ResponderExcluir
  3. Demorou mas estou aqui a agradecer as duas!
    A opinião de vocês é muito importante para mim xD

    ResponderExcluir
  4. pow paulim, boas sua palavras...é, oq aconteceu no equador foi de grande relevância para nos abrimos nossos olhos e ver quem realmente merece governar nosso pais...e vão vai muito longe, oq aconteceu em Honduras meses atrás, militares no poder ? ão mais !eu só não quero outra ditadura, ja basta as que tantas existem no mundo.

    sucesso cara. Miguel Braz.

    ResponderExcluir